quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Review - Robotics;Notes


Poderia estar matando, poderia estar roubando, poderia estar estudando para a faculdade de engenharia mecânica, ou até fazendo layouts de graça, mas não, estou aqui fazendo uma review sobre um anime da temporada atual, chamado Robotics;Notes.

Para os entendidos, o ";" já é uma denotação clássica das séries que provém de Visual Novels (VN's), ou seja, jogos, da produtora Nitroplus (Nitro+). Que tem como trabalhos mais famosos Chaos;Head e Steins;Gate.
E então galëre, vamos ao que interessa.
Robotics;Notes é um anime, como os outros, com premissa slice of life, porém com elementos de ficção científica (Sci-fi), e meio que harém, afinal, fazer uma VN sem ser puxada pro lado harém, é coisa pra poucos e não dá tanto dinheiro. O diferente nesse é que, apesar de se passar em âmbito escolar, pouquíssimo tempo "de escola" é exibido, a maior parte do tempo, e realmente a maior, eles se encontram em um hangar onde realizam seus projetos de construir robôs, por isso o nome. Tudo fruto de um clube de atividades complementares que tem como foco estudar e construir robôs. Semelhante a alguns projetos de algumas escolas e até de universidades do mundo real.

Agora você me pergunta, "porque isso seria bom de assistir?" Bom, a premissa do anime, apesar de ser basicamente essa, introduz algumas coisas interessantes, dentre elas os desafios que eles tem para conseguir completar o seu grande desafio "Construir o robô gigante" que eles retiraram de um anime chamado Ganvarel. Nesse meio tempo descobre-se que o mundo pode não estar tão bem das pernas, e construir um robô gigante pode ser um dos menores problemas que está por vir, e nesse meio mistério, sci-fi futurístico, vemos enigmas, mistérios e batalhas entre robôs modelos.




Muito boa na parte que tange o futuro e como tais questões são abordadas em um sentido tecnológico não tão absurdo comparado aos dias de hoje, porém falha no quesito de acabar tendo uma tendência ao clichê de meio que formar um pseudo-harem de escola, ou no clássico "anime de escolinha", muito utilizado por diversos animes para que o espectador tenha mais fácil imersão na história apresentada.
Tem uma boa base de dados para sua premissa, um anime "fictício" com cenas de luta, personagens característicos e tudo mais, tem bons parâmetros de data e tudo mais, apesar que discordo muito do fato de que alunos do ensino médio possam adquirir verba suficiente e tenham conhecimento suficiente para realizar um projeto daquele porte, mas bem, são asiáticos, apesar de ainda assim achar difícil.




Achei para uma premissa que tendia a ser um pouco mais falha e clichê, de história surpreendente, pois insere bons "plot twists" ou reviravoltas, contestando o que se podia deduzir até determinado momento sobre algo. Tem uma parte muito interessante focando em como eles adquiriram a verba e sobre como o que eles fazem teve relevância familiar e história, e tais ajudas, deixando a série mais "pé no chão" em muitos aspectos. É interessante também a maior naturalidade de alguns personagens, principalmente, com o fato de querer mostrar não se importar com o projeto, e isso ser bem desenvolvido sem se tornar algo chato e repetitivo, apesar de abusado na repercussão do anime. Mostra progresso significante ao longo dos episódios, porém, na individualidade de um episódio, os elementos narrativos aparentam um pouco mais lentos do que a média, tornando o anime como um todo um tanto quanto "parado", mas nada que seja tão grave a ponto de render uma nota muito menor por isso. Interessante como a parte "paranormal" ou "fantasiosa" está bem definida por parâmetros da ficção científica, sendo explicada de forma superficial com conceitos científicos de tal forma que possa ser aceita facilmente, sem cair em um anime de fantasia meramente.



Gráficos certamente impecáveis, ouso dizer que são superiores até mesmo a Steins;Gate que tem a renomada arte do Huke, que fez a arte de Black Rock Shooter... enfim.
Os personagens são bem individuais, apresentam personalidade e características diferentes em recursos gráficos, o cenário é bem feito e bem polido, e os robôs, apesar do uso de CG, está bem renderizado para que este não seja muito aparente, tornando tudo muito natural e bem integrado com o mundo gráfico criado. Não existem exageros ou "estilismo artístico" sobre algum conceito específico, ou pelo menos não aparenta ter (ou eu não observei), e segue bem o padrão de cores para trazer a série o mais próximo ao real possível, cumprindo a sua premissa de ser algo mais próximo de uma slice of life / sci-fi. Contém bastante alívio cômico, que é bem empregue em algumas situações e apenas fraco/esperado em outras, não é o foco da série, mas tem sua importância para não torná-la monótona, assim como tem a parte dramática. Para os que preferem drama ou comédia, essa não seria a série mais ideal, porém, eu considero que o balanço desses elementos está "bom", mas poderia ser melhor trabalhado para aproveitar o tempo de tela.



No geral, com tal gama de personagens, onde permite que você se identifique com o cara que não quer trabalhar mas está lá, com a super guria animada que quer tornar o sonho dela em realidade, ou até com o super talentoso mais """"""(entre muitas aspas) discreto""""""", ou até com aquela guria que não gosta tanto de robôs mais está lá mesmo assim, ou ainda mais com a que adora postar bobagens em forums de internet (que sinceramente eu adoro, pois as referências de internet são hilárias). Enfim, tem um bom alívio cômico, e realmente quem faz um projeto de competição ou tem um projeto similar, nota o quão bem refletida a série está com a realidade, onde poucos trabalham, e muitos levam o crédito, apesar que todos os presentes acabam por contribuir de uma forma ou de outra importante para a realização do todo.
E é isso, vamos ao que importa, a torta a nota final, que recebe o total de 8, pois apesar da boa premissa e dos belíssimos gráficos e história bem conduzida, no final, acaba sendo um anime que não impacta tanto (apesar deles fazerem questão de colocar um personagem para gritar "IMPACTO" o tempo todo).

É um daqueles animes que, é muito bom, mas diante da infinidade finita de animes no mundo, poderia ter sido melhor executado, portanto, 8/10

Recomendo acompanharem, é um dos melhores, porém não o melhor, da temporada ao ver da equipe do animepub!

E é isso, até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desta postagem? Comente!