terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Review - Sword Art Online


Então pessoal, como sabemos e já cansamos de falar nesse blog, o protagonista desse anime tá mais pra um cheater noob emo viado gay do que para um pegador. Então, em homenagem ao grande Kirito e ao episódio 24+1 de sword art online, vamos fazer algumas reviews e detalhamentos.


Afinal, esse é o "anime favorito" daqui, o nosso anime mais votado na hora de querer falar mal de alguma coisa. Então, chega de lero-lero e vamos ao que interessa. "Sórdártionlíne" no AnimePub.

E se preparem para ler a bíblia/monografia que é um resumo sobre esse anime, afinal, ele de fato é o grande tema de existência desse blog. Devo confessar que fui eu que recomendei para a staff, quando vi o primeiro episódio, e por isso a maioria da equipe assiste. O que foi que eu fiz? Seja lá o que for, a culpa é minha.







Pois é, esquecendo o Kirito um pouco, vamos detalhar mais esse anime. Começando por uma visão geral sobre a história. Sword Art Online
é um anime onde o protagonista (Kirito [oh,não me diga?]) entra em um jogo virtual chamado Sword Art Online que ele já tinha participado
no beta test e não precisou enfrentar a fila. Porque fila é pra fracos (Tipo o Klein). E nesse jogo virtual de total imersão, o jogador utiliza
a "NerveGear" que é basicamente um aparelho que propõe ao jogador utilizar estímulos nervosos para movimentar o personagem e joga a imagem do jogo direto na retina do player, dando a sensação completa dele estar "dentro" daquele mundo. Sonho de muitos jogadores da vida real, fato.



 
Com toda essa tecnologia o jogo se torna algo mágico e fantástico, um super RPG com 100 andares, onde para vencer o RPG você precisa vencer cada chefão de cada andar e ir progredindo assim, além de um sistema super moderno de combate, onde o player imagina o golpe que está utilizando e assim usa os seus golpes normais e especiais. Além de que as funções exercidas pelos "NPC's" também são em geral feitas pelos próprios players, então existe crafting, forjamento, alquimia e até culinária.
 

Para quem gosta de jogar RPG, isso tudo é um mero sonho colocado em prática, só que nem tudo é tão maravilhoso nesse mundo. O autor por algum motivo misterioso resolveu colocar uma dificuldade a mais. todas as pessoas que logaram na estréia do jogo foram incapacitadas de dar log-out do jogo, e se não fosse o suficiente, caso elas morram no RPG a tal da NerveGear vai dar um choque e fritar o cérebro delas, matando-as na vida real também. Bem sinistro né? agora sim parece um ótimo anime de mistério e suspense e tensão. E de fato nos primeiros episódios é o que SAO passa, todos desesperados, alguns morrendo, ninguém conseguindo dar log-out, e só para ferrar um pouco mais, todos são forçados a usar o avatar igual o da vida real. Ou seja, nada de gordinhos tetudos fingindo ser garotinhas bonitinhas, o que causa um alvoroço a mais, esperado de internet.


E o autor, Kayaba Akihiko, deixa claro que, só vão conseguir dar log-out depois de vencer o jogo, ou seja, ganhar do último chefão que se encontra no 100º andar. Mas pra quem joga RPG online sabe que, ter nível o suficiente para zerar um RPG e ainda mais sem poder morrer, é algo muito árduo e difícil, e normalmente levam-se anos para tal.

Tudo isso dá uma base muito realista e desafiadora à SAO, o que será que nosso protagonista vai fazer dentro de uma situação tão complexa? O que será que vai acontecer com o autor do jogo? Como tudo isso vai se comportar? Será que a única solução é realmente vencer todos os chefões em todos os andares? Muita gente vai morrer? E várias outras perguntas surgem. Então daqui a diante, vamos abordar a série como ela progrediu até aqui. portanto,
 

Podem e haverão spoilers sobre o anime.



Em suma, sabe aquela hora em que você está cansado de ver animes todos iguais "de escolinha", querendo algo mais sério e inovador, que te coloca para pensar e te mostra coisas que você não conhece? Pois é, Sword Art Online passou a ideia de "Seus problemas estão resolvidos, temos um ótimo anime para te oferecer" no início dele. 

Repito: spoilers a vista. (informações essenciais da história que vocês podem não saber se não assistiram até o episódio 25 serão ditas a partir de agora).




Nem tudo são flores, com tal início tão misterioso e sensacional e um anime tão promissor, algo tinha que dar errado. E deu, TUDO ERRADO.


Ok, convenhamos, até o episódio 7 mais ou menos, toda a história ficou focada nas superações iniciais do protagonista, sobre como o fato dele ser um beta-tester, ou seja, já conhecia muito sobre o jogo, fez dele alguém mais xiter"apelão", pois sabia como derrotar os chefões desde antes de entrar no jogo. E, apesar desse grandioso RPG ser feito para que os jogadores derrotem os chefões em grupo, ele decidiu virar um "Solo-player" e "beater", ou seja, alguém que joga sozinho, sem grupos de amigos ou "partys/clãs/etc" e que sairia batendo em todos os monstros e usando todas as táticas escuras que tivesse que utilizar para obter níveis de experiência rapidamente. Em suma, um personagem malvado fodão. Que estava em discordância com o que ele mostrou ao ensinar Klein como se lutava no primeiro episódio, mas, isso seria legal.



Claro que usando sempre uma vertente ("Build") de ataques fortes e rápidos e baixa defesa e hp. Tudo compatível com o "vamos ganhar esse jogo o mais rápido possível". Exceto por um grande detalhe: toda aquela visão de "o player que não confia em ninguém" de "eu não faço partys" e tudo mais, meio que vai por água abaixo logo depois, e novamente e novamente... Ele se torna um player com nível de experiência absurdo e basicamente o jogador mais forte do jogo inteiro, exceto pelo Heathcliff, que explicarei em breve. E com isso ele passa a se dar folgas como dormir no meio da grama durante horas e horas, fazer umas side-quests menos importantes, e etc.


E com o passar do tempo, aquele grandioso anime que parecia um sistema super complexo, vai mostrando a sua verdadeira cara, mais um anime onde o foco está em um romance qualquer, garotas em torno de um protagonista sem muita personalidade e batalhas e mais batalhas com o protagonista ficando cada vez mais forte, e não necessariamente de uma forma justa. E sim, esse cenário "shonen" tipicamente visto em bleach, naruto, reborn e outros, vira mais ou menos o cenário de todo episódio de Sword Art Online, só que com mais elementos de romance, mais vezes do kirito e alguma outra garota qualquer que quer dar para ele desesperadamente, fazendo side-quests e outras missões menores ou passando os dias com ele. E então nos perguntamos "aonde está o nosso beater, solo-player, que iria vencer o jogo no menor prazo de tempo possível? Onde está o cara que não confia em ninguém?" Pois é, esse cara não existe mais. E agora nós nos deparamos com o "Kirito de verdade". Um protagonista sem grandes características fortes, folgado, que é um tanto quanto incapaz de sequer perceber se as garotas a sua volta estão apaixonadas por ele ou não. Ou seja, o típico protagonista de animes de harem/ecchi misturado com o típico protagonista de shonens... Bah.


E isso continua e continua e continua. Kirito consegue algumas "parceiras" de vez, como a Silica, a Lizbeth, e a Sachi, que das "voláteis" é a mais importante.




O nosso grandioso player que não "confia em ninguém", descobre uma party interessante de pessoas que ele gostou de lutar com, e gostaria de ajudar. E, devido a insistência não muito forte deles, o nosso protagonista resolve "dar uma chance" e formar uma party com eles. A party dos Gatos negros da lua cheia. (Black Cats of the full moon). Apesar de já estar meio errado e já ter desconstruído um bom personagem, ok, vamos lá. Acontece que o Kirito tem um level maior que todo o resto da party junto, e resolve esconder isso. E eles resolvem ir em uma dungeon de um determinado andar, sendo que, no meio do processo, devido a noobagem e level baixo da maioria do grupo, a Sachi morre. E, novamente vemos o drama justificável sobre como é a morte de uma personagem, pois ela não só morreu no RPG como teria morrido na vida real. Mas o Kirito já tinha escutado sobre um ítem que revive pessoas, e vai em busca de tal ítem, e após algumas traquitandas e lutas, consegue. Mas descobre que ele só é válido para um pequeno número de segundos depois que a pessoa morre. Ou seja, adeus Sachi-san. E refletindo sobre isso, ele resolve (denovo) que não vai mais entrar em grupos ou partys ou clãs e tudo mais. Esse é um dos poucos momentos da série mais avançada que vemos a
questão da morte como algo mais sério. Depois disso vira tudo meio que "ah ele virou purpurina".






No início do anime, bem como todo clichê bem feito, o protagonista encontra a bela garota que esconde a sua identidade e joga muito bem, fica impressionado e adiciona ela na lista de amigos/party members temporariamente. Muito mais tarde na série, essa garota que ele abandonou e deixou para trás quando enunciou que seria um "beater, solo-player", aparece novamente.



Agora como uma das principais integrantes do clã mais forte formado no jogo o "Knights of Blood" (KoB)[Em português, Guerreiros de Sangue]. Bom, em primeiro lugar ela, assim como eu, se revolta ao ver o protagonista dormindo casualmente no meio do nada. E resolve dar um sermão nele. Ele comenta que na verdade ali é um ótimo lugar para dormir e que aquela é a melhor estação daquele mundo, e mais um pouco de papo furado, até que ela acaba dormindo também e acorda com uma folha na cara (Uma das cenas mais famosas do anime até). Com isso, nós vamos vendo episódio por episódio ambos ficarem mais e mais juntos, mais e mais íntimos, até um certo ponto onde eles já viram parceiros de luta para duelar contra chefões e tudo mais. Porém, como o anime já tinha deixado todo o lado que poderia ser interessante de lado, ele resolve destruir todas as suas esperanças de vez, e foca no romance Kirito x Asuna. Daí pra frente vemos de tudo, ele visitando a casa dela, ela ameaçando a meter a faca nele, e até ele pedindo para dormir com ela (porque não tinha onde dormir), e ela achando que isso tinha conotação sexual. E nem por isso deixou de, de fato, ir para a cama com ele usando algo que as "amigas" tinham comentado, sobre habilitar para tirar a roupa completamente no jogo.... (Sei..., amigas...).


E eles viram um tipo de casal, como se fosse marido e mulher, que começa a passar mais tempo mostrando os dois "sendo um casal" do que "sendo dois jogadores de RPG". Vemos durante um bom tempo ambos praticamente "tirando férias". E isso pelo menos gera um estresse dentro do clã dela, pois ele é um vagabundo solo-player sem muita reputação, e ela é a vice comandante do clã... Com isso e discussões com o dono do clã "Heathcliff", eles decidem que o Kirito pode ficar com a Asuna e ela pode sair do clã para ficar com ele se ele ganhar em um duelo contra o chefe do clã, porém, se ele perder, ele deverá entrar pro clã. Com isso dito, ambos duelam, e nosso protagonista perde, porque alguém era mais xiter do que ele, e manipula até o tempo de ataque.


Alias, falando em xiterismo, durante o momento AsunaXKirito, revelam que não só ele tem um "favorecimento divino", pois ganha skills que ninguém tem, dentre a mais importante o Double Wielding, ou seja, poder usar duas espadas ao mesmo tempo, como também aparentemente é mestre de programação, como abordarei em breve. Dito isso, tudo que faltava era ele ter que entrar em um clã novamente né? Pois é, ele perdeu a luta e teve que entrar no KoB.

E assim continua, e continuam com o romance entre ela e ele... e vamos ao caso da Yui.





Como se não fosse suficiente ter que aturar esse romance melado entre eles, um determinado momento eles descobrem sobre um local onde supostamente teriam "fantasmas" e "assombrações", e lá descobrem uma garota mais nova, vestida de branco, o qual acreditam ser um fantasma. Mais depois analisando com cautela percebem que ela não tem tag de player, e tem amnésia. E decidem adotar a garota por isso (lol).

E ela passa a ser a "filha" deles, chamar o Kirito de "papa" e a Asuna de "mama", a garotinha feita para amolecer os que já tem coração mole [Que está longe de ser o meu caso, lolol]. E eles procuram sobre ela, sobre quem são os pais dela, e fazem o que podem dentro do jogo, até que em uma luta contra um chefão, onde ela nem deveria estar por perto, mas ela foi mesmo assim porque: Crianças. E nisso ela destrói o chefão que nem o "pai" dela super apelão e xiter conseguia vencer. E no meio do caminho descobrem que ela é na verdade um NPC, não só isso, ela consegue as suas memórias de volta e explica que ela é algo criado para otimizar a inteligência artificial do jogo, e ela em si é uma IA (ou AI em inglês, tanto faz). Só que o sistema não quer mais ela e por isso ela perdeu a memória, mas agora que ela fez esse acesso grandioso, ela está para "morrer" ou "ser deletada pela IA" do jogo. Com isso e um console de GM sumonado do nada, o protagonista salva o "código-fonte" dela em uma pedra/ítem do jogo e guarda para si.

Onde ele aprendeu isso? Se você apostou que era mais uma coisa que eles nunca vão explicar, até porque não faz sentido, acertou.




Mas o anime nem acabou ainda? É eu sei, não é do anime que vou abordar e sim do jogo dentro do anime que tem o mesmo nome. O que torna tudo mais ridículo. Se você achou que depois deles de alguma forma saírem do jogo estaria tudo acabado, ou no máximo abordariam como na vida real eles resolveram todos aqueles mistérios que foram levantados no início da série, você errou novamente!!! Pra que fazer um jogo, se podemos fazer mais. E enfim, Kirito finalmente descobre que o chefe xiter do clã, famoso pela sua defesa absoluta, na verdade está usando cheat e está como "objeto imortal" no jogo, com isso ele deduz que na verdade aquele cara é o Autor do jogo, o Kayaba Akihiko, e é por isso que ele pode usar cheat para se defender e ser imortal e dar time skip em duelos. Hilariante.
 

Com isso, ainda longe do nível 100, recebemos a proposta de, ou o Kirito duela com ele e caso vença ele vence o jogo, ou continuar jogando e gradativamente chegar no maior nível. O protagonista aceita um duelo (que ele já tinha perdido no passado), onde o Heathcliff não vai poder usar as suas skillz cheats de GM, e mesmo assim o Kirito quando está quase perdendo, a Asuna se mete na frente e toma o golpe por ele. [LoL] E então agora além de perder, a Asuna morre e ele tem suas próprias espadas quebradas novamente[lol²]. E ele pega a espada dela e vai desesperadamente e idioticamente batendo no Heathcliff em ato tristonho, recebe espadadas na barriga, mas de alguma forma pela "vontade do jogador" que "superou a máquina", vulgo: PROTAGONISMO, ele consegue bater no GM mesmo com uma espada atravessada nele, e assim consegue "vencer" o duelo e zerar o jogo sem que a Asuna ou ele morram. [Talvez eu tenha lembrado isso de maneira meio errada, qualquer coisa falem nos comentários, não que eu me importe muito também]



"wtf". Péssimo final eu diria, mas eu teria ficado menos irritado se o anime tivesse acabado aí, pra ser sincero, só piorou do episódio 7 até aqui, qual a diferença?


A diferença é que não acabou ainda, é claro. Kirito sai da cama do hospital depois de ficar sem se mover durante 2 anos como se não fosse nada, mancando um pouco mas nada demais. Como se fosse normal os músculos ficarem intactos em um paciente em "coma" praticamente por dois anos funcionarem assim que ele acorda.... Sinceramente... esse autor precisa de umas boas aulas de biologia e física, porque tá difícil.



Mas, ignorando isso, descobrimos no episódio seguinte que a Asuna continua dentro do jogo, por algum motivo. E que na verdade existe um grande vilão que comprou os servidores de Sword Art Online e fez o próprio jogo dele, com o propósito de manipular a mente humana. E, no processo, sequestrou algumas pessoas que estavam saindo de sword art online para colocar no jogo dele, o Alfheim Online. Que é basicamente a mesma coisa, só que com elfos voadores, fadas, e sistema de summon/magias.

A grande inovação é que os jogadores agora podem voar. E antes de entrar nesse jogo para ver "como ele é legal", afinal, quem ficou vendo gente morrer e quase morreu várias vezes, além de ter sido "sequestrado" por 2 anos, certamente não teria trauma algum de participar de outro jogo similar, e nem falo nada dos outros jogadores que acompanharam no noticiário as tristes notícias de Sword Art Online, de alguma forma, apesar de tudo isso, Kirito descobre que a Asuna estava dentro desse novo jogo, no topo de uma árvore central, dentro de uma gaiola, que funciona da mesma forma do SAO. E então ele, sem problema algum, resolveu entrar nesse jogo e salvar a amada. Só que a irmã dele também já jogava esse jogo.




Nós sabemos de Sword Art Online que a voz dos personagens é a mesma da vida real... mas ainda assim, de alguma forma mágica, ele não reconheceu a voz da irmã dele dentro do jogo, ao salvá-la de uns caras de outro grupo. A outra grande diferença agora apresentada é que além do sistema de vôo, ALO tem raças que devem lutar entre si para chegar ao topo da árvore, e o grupo que chegar será bonificado indo para a raça mais elevada que pode voar infinitamente, pois as outras tem um limite de tempo de vôo. Blá-blá-bla whiskas sachê, o que importa é que o Kirito salvou a irmã dele e desde que ele voltou de SAO, ele tem se tornado um cara muito mais gentil e isso fez com que a irmã tanto na vida real quanto no jogo se apaixonasse por ele. Apesar que ela não sabia que era ele no jogo também. Apesar das evidências mais do que claras. E esse drama vai seguindo, vendo ela querer esse amor "proibido", que nem era tão proibido pois eles não são irmãos de verdade e ambos sabem disso.

Era "proibido" por consideração. E até porque o Kirito já tinha a "noiva" dele lá no hospital, sequestrada por um maníaco qualquer que queria cometer atos indecentes com ela em coma mesmo.


Enfim, com isso ele no jogo descobre que estava com todos os dados da conta antiga de SAO, e logo tem skillz no máximo, tem dinheiro praticamente infinito, etc etc e ainda roda o programa/pedra da Yui para trazê-la a vida denovo e voltar com a criança chata. Pelo menos agora ela é consciente e fica ajudando ele a ser xiter, pois ela tem certos privilégios, e é registrada como "fada-guia". Que era para ser algo comum, mas ninguém tem uma fada guia, e aparentemente ninguém se espanta pelo fato dele ter uma. Enfim, com isso ele vai, faz umas quests, tem um certo casinho com a Leafa, e finalmente chega na cidade que tem a árvore e resolve enfrentar o desafio de subi-la. Morrendo, é claro. Mas ele mesmo fala "um jogo onde você pode morrer é fácil", pois ALO você pode logar e deslogar quando quiser e pode morrer sem grandes problemas, tem uma penalidade "dura" que nunca é dita formalmente o que é, mas nada demais. E nesse drama dele querer subir a árvore a irmã dele descobre que ele é ele. E fica triste pois o cara que ela se apaixonou para substituir o irmão, era o próprio irmão (trolololol). Fala que preferiria que ele continuasse sendo um chato arrogante que nem ele era antes de jogar SAO e tal.

Mas, novamente, pelo poder do protagonismo, ele consegue reforços que tinha encomendado antes com o dinheiro infinito e consegue chegar no topo da árvore, descobrindo que aquele desafio ou "Grand Quest" na verdade era uma furada/cilada do bino. E que ninguém podia completar aquele desafio. MAS, o nosso protagonista xiter rapidamente utilizou de seus modos xiterísticos para atravessar a porta que nunca abriria. (não vou entrar no mérito de explicar como porque a review, mesmo resumindo, já está gigante).




OK. e com isso ele corre e consegue encontrar a amada em quanto a Yui fica no meio atrapalhando, e tal, até que o vilão resolve mostrar a cara dentro do jogo e pagar de GM apelão para meio que estuprar a Asuna na frente dele, colocando um sistema de gravidade alta no local, prendendo o Kirito no chão e a Asuna em correntes, tirando a roupa dela, lambendo as lágrimas dela e rindo que nem um louco. Mas pelo poder do protagonismo, novamente, sumonam o Kayaba novamente, para ele ter uma conversa mental com o Kirito, que descobre que pode logar na conta dele, de alguma forma.

E MAIS UMA VEZ usando o poder do cheat, ele loga na conta do kayaba só falando "Id: Heathcliff" [lol] e assim tira o rank de GM do nosso vilão, o Nobuyuki Sugou. Como o vilão também tinha comentado sobre o sistema de absorção de dor do rpg, que se fosse menor do que 3 o player teria consequências sérias na vida real, o Kirito resolve ter um duelo com ele em modo de absorção de dor "0". Há. E ainda dá a espada mais forte do jogo, a Excalibur pra ele ter algo para lutar. E como todo bom vilão besta, ele é um GM que não sabe jogar o jogo, e fica batendo aleatoriamente no Kirito, que resolve acabar com o duelo, e corta a mão dele, depois as pernas e por fim enfia a espada na cabeça dele, para terminar o duelo de uma vez por todas e salvar, finalmente, a Asuna, descobrir sobre todas as mentes roubadas em um projeto que quer manipular o cérebro humano para vender para os militares e ainda ganhar a "seed" ou a semente/código-fonte para criar um novo mundo e novo jogo.


E novamente você se pergunta: "Acabou agora né? chega... melhor não explorar mais nada..." pois é, não. Temos o episódio 25.

Não felizes o bastante do Kirito ter teoricamente deixado o cara tetraplégico, ou pelo menos deveria ter deixado, o infeliz resolver ter uma luta na vida real com o Sugou. O problema é o seguinte, com tanta arma que ele poderia arrumar, taaaaaaantas, ele escolhe uma faquinha. Sério, uma faquinha? Poderia ser uma pistola, poderia ser um bastão de baseball, uma katana, ou até mesmo um pedaço de madeira com um prego seria mais eficiente e mais fácil de usar, mas não.... uma faca.

Needless to say. Kirito ganha com a força do protagonismo e vai pra matar o Sugou, lembra de tudo q ele fez com a Asuna e dá um pequeno corte na garganta dele, mas por algum motivo não explicado, não mata o mesmo. Talvez porque ele gritou? Sinceramente Kirito, sinceramente...


Bom, depois disso, Asuna também levantada na cama como se não fosse nada e eles no melô. Não o suficiente depois eles revelam que o Kirito entregou a Seed para servidores múltiplos para hostearem jogos diversos, após o fiasco de ALO e quase extinção do gênero e MMO virtual (VRMMO). E mesmo assim, ele continua jogando com os amigos, como se nada tivesse ocorrido. Sinceramente...
Ah, é claro, para compensar os estudos que foram perdidos no tempo de jogo eles são colocados em uma escolinha especial para jogadores que sobreviveram no SAO. Só para aderir a quase todos os clichês possíveis, acho?





E vocês ainda devem estar se perguntando, e o que está acontecendo no mundo real? Nada! exatamente, nada. Não mostram isso, não sabemos se tem investigação, se o autor está sendo caçado pelos policiais, se tem gente conseguindo hackear a nervegear para retirá-la sem matar a pessoa, se tem gente que morreu por causa disso, se houve uma grande revolução devido ao largo número de pessoas que foram "sequestradas" pelo jogo... Não, nada disso é assunto para a história.

O Autor nem sequer se lembra porque ele colocou o sistema de morte no jogo, só porque ele queria um jogo mais hardcore? Onde as pessoas levassem a sério? ahva.

Nenhum tipo de revolta, nenhum tipo de revolução ou movimento contra a indústria VRMMO ocorreu fora do jogo, como era de se esperar em um caso real. Ninguém tentou desmantelar a Nervegear, ninguém tentou hackear a mesma, nada. Sem mostrar perseguição policial para achar o corpo do Kayaba, afinal ele estava jogando, só uma empresa falida por causa de um jogo sem noção.

É o que eu disse, Sword Art Online começou muito bom, mas por não cumprir as premissas indicadas, se tornou um buraco negro gigante de tanto Plot Hole, e falando em plot hole....






Uma das coisas mais sem nexo é avaliar de perto Sword Art Online e seus gigantes furos de história e até partes em que a novel difere e faz algo completamente sem sentido, por exemplo, um player que nem o Kirito com equips ruins conseguir aguentar tanto tempo e passar do desafio em ALO. Ou o GM não saber nem usar skills e perder com a espada mais forte do jogo contra o Xiter do Kirito, o fato da conta do Heathcliff não ter senha, o fato de ninguém ter reparado que um cartão de acesso ao console dos GM's tinha desaparecido? Toda a condução que deveria ter ocorrido no mundo real e não ocorreu... e por ai vai. O que ocorreu com todas as pessoas que morreram? As famílias não processaram a empresa? Cadê as severas leis do japão agindo em uma hora dessas?

(E porque a foto? É a Gaap de Umineko, rainha dos buracos e plot holes, assim como também é especialidade em umineko)

E quem garante que nenhuma outra empresa que o Kirito emprestou o Seed para não vai repetir a mesma história? Como infernos pelo databank a Asuna era mais forte que ele se ela tinha máximo em cooking?! E PORQUE INFERNOS AS PESSOAS ERAM TÃO RELAXADAS!!!? Além dos conhecimentos avançados sobre programação aleatória do Kirito, importação de itens e skillz do SAO pro ALO... Se pegar cada um desses plot holes e juntar em um só ponto do espaço, vamos descobrir o maior buraco negro do universo antes da NASA. E é claro, tudo que o kirito importou, todos os detalhes de SAO tinham sido destruídos pelo Kayaba no final do jogo... o mundo todo e todos os dados.... sentido? Nenhum.

E só para deixar as coisas piores, isso não foi a novel toda, ou seja, é possível que Sword Art Online ganhe uma segunda temporada... E você achando que já tava ruim.





Porém uma coisa salva nesse bando de problema, os gráficos são realmente muito bem trabalhados, é algo que não posso falar mal. Existem poucos animes tão bem animados e tão bem trabalhados, tanto nos ambientes quanto nas lutas que nem Sword Art Online foi. É o maior mérito dele, acredito. Porém, se o anime realmente daria dinheiro, era de se esperar que o investimento seria pesado. Eu preferia ver algo menos bem animado porém com conteúdo mais interessante.





E no final eu repito o que tinha citado no início, um anime que tinha tudo para dar certo provavelmente foi desviado para essa porcaria mal conduzida por questões de lucro. E, enfim, aparentemente deu certo, porque modinha virou, apesar de todos os furos e todos os problemas...

Me sinto traído por algo tão ruim, lembro que no primeiro episódio tinha dado nota 10 para essa série no MyAnimeList. Agora? 6.

E é essa a nota, de Sword Art Online pra mim, um anime que se tornou medíocre, logo vamos dar uma nota medíocre: 6,00.


Espero que tenham gostado ou detestado, porque trabalho de escrever isso tudo certamente deu. e ficam abaixo os selos de "premiação" da série. Só que não.

 


 







A maioria eu não preciso explicar muito, mas o selo Taiga Tsundere vai para a Asuna com todo o "não te quero e te passo a faca" para depois ficar naquele melô nojento... enfim.


Att.



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