sábado, 29 de dezembro de 2012

Short Review - Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (ONA's)

Mais um anime polêmico no AniPub, só que não. Haters Gonna Hate



Suzumiya Haruhi-chan no Yuuutsu (ONA) no Anipub
Vou fazer uma pequena review sobre o especial de 25 episódios de 5 minutos cada de Suzumiya Haruhi-chan no Yuuutsu. Sim, o anime é polêmico, mas não vamos entrar em detalhes quanto a ele agora, devo falar que não concordo tanto com o pessoal de outro certo VLOG_quest, mas também não coloco tal série no pedestal. Porém tais especiais são bem engraçados, conheça você a série ou não.






Basicamente o de sempre para quem já viu a série, só que mais engraçado e aumentado, focado apenas em piadas e tiradas. Segue muito bem o estilo Tsukkomi de ser dos personagens onde normalmente as pessoas estão fazendo besteiras aleatórias e o Kyon e a Asakura quebram a cena sendo as pessoas "corretas" que seguem o "senso comum". Para quem não entende de Manzai (comédia japonesa em duplas, tradicional), basicamente segue um exemplo do tipo:




- Você é um arroz
- Não.
- Posso te chamar de arroz.
- ... Pode.
- Então eu sou um feijão \o/
- QUE TIPO DE PESSOA SE TORNA UM FEIJÃO POR ISSO?! É ALGUM TIPO DE INDIRETA ROMANTICA, EH?!

Um manzai é uma comédia feita com esse tipo de interação entre uma pessoa idiota (Boke) e uma pessoa "normal" (agressiva/Tsukkomi).

Dito isto, é claro que o nosso protagonista Kyon será o cara que, assim como na série original, fica apontando o óbvio para fazer graça das imbecilidades impostas por Haruhi Suzumiya e o seu bando. O mesmo vale para um par que aparece pouco depois, a Nagato (boke) e a Asakura (Tsukkomi). Lembrando sempre que esses papeis característicos, em uma boa comédia, tendem a ficar se invertendo.





2D bem feito, 2D simplificado e 3D ruim em uma só cena.
Heh, resolvi começar por isso, pois deveria ser o pior ponto da série, mas eu diria que estão adequados ao propósito. Sim os gráficos são, em geral, ruins, e o traço fica mudando o tempo todo e boa parte das cenas são utilizados bonequinhos 3D mal feitos. Mas o importante é a comédia, não quão bonito ficou. Os bonecos mal feitos e os traços simplistas em geral reforçam os conceitos engraçados até. Claro que quando querem elevar o nível eles colocam o traço mais parecido com o do anime.





Izayoi Sakuya, é você?
Portanto, apesar dos gráficos serem "ruins" para um padrão geral de gráficos, eles estão muito bem adequados a série, sendo bons até. Séries de comédia muitas vezes são feitas em flash... Esse é muito bem animado se comparado com outros da "categoria" e não com "animes de uma forma geral". Portanto dedico a nota 7,5. Poderia usar menos o recurso 3D, que não é tão bom quanto o desenho SD manual. (SD = Super Deformed, ou Super Deformado, onde os personagens estão fora de proporção, normalmente com a cabeça muito maior que o corpo). E de fato eles variam entre os gráficos mais toscos e os mais belos, como se não fosse nada. Só pra reforçar a piada mesmo.





Bom, não faz sentido falar em "história" em uma série rápida e extra de comédia. portanto vou abordar o conteúdo e paródias efetuadas. Que por sinal foram muito boas e aumentaram as características já parodiadas pelos fãs da série. Dentre elas as principais:

- Nagato Troll
- Koizumi Gay
- Kyon Tsukkomi/Chato/Reclamão
- Haruhi idiota
- Mikuru Zero a esquerda.
- Arakawa-san/Hino-san a dupla de agentes super secretos que fazem tudo com super eficiência e sempre "por acaso". Heh

Além disso ainda revivem uma das personagens "mortas" da série para adicionar elementos engraçados.


eeeeeeeeeeeeeeeeh????

Sério, esses elementos já são muito sacaneados pelos fãs, tudo que eles fizeram foi admitir tais características e exaltar isso na paródia, seria como se o autor de Sword Art Online fizesse uma paródia mostrando o Kirito como um Cheater renomado. Lawl.

Apesar de tudo é divertido, e muito.
Em suma, com essas características, tiradas ótimas são feitas em quase todos os episódios, garante umas boas risadas e é bem engraçado. Mesmo quem não tenha assistido a primeira temporada do anime, ainda assim é válido. Apesar que de fato, é recomendável ver a primeira temporada primeiro para entender o porque de sacanear esses personagens dessa forma específica.









Outro tópico em que normalmente eu não comentaria muito, mas devo passar a comentar mais nas reviews agora. A abertura dessa série é tão engraçada, mas tão engraçada que vale a pena ver a versão completa legendada. A letra é hilariante e inclui passagens do tipo:

"É o fim, é o fim, logo logo vai acabar, Eu odeio essas letras longas!!!
Um trabalho cansativo que não vale o que pagam, pense nos envolvidos que estão tendo dificuldade!"

Pois é. Dubladores e suas sinas. xD





Marujos, atenção pois o almirante avista spoilers, e devo avisá-los que para a maioria isso não é muito importante (ainda mais em uma série curta como essa), mas para alguns navegantes isso pode ser um verdadeiro mar tenebroso de tão turbulento. Mas, vamos em frente.

Spoilers a frente. (foram avisados, continuem lendo sobre conta e risco)



Eu acho que a barreira fica por aqui... eh... ?
Bom, em comentário rápido, vou comentar um pouco sobre algumas partes do especial. Em primeiro lugar, lol Kyon, o que você estava pensando em se confessar para o VIADO  do Koizumi? Parede para o coração? lawl. Além disso, porque infernos reviveram uma das personagens mais apagadas da série, e lol, versão chibi?


Comida de cachorro?! VADIA!
Pelo menos é um tanto quanto hilariante ver ela sendo trollada pela Nagato o tempo TODO. LOL. Tratada desde animal de estimação até bebê/criança mimada. E sempre fazendo as pazes com a Yuki a preços baixos, justo o suficiente para a comédia. xDD.









Já voltando ao departamento do Kyon o cara chato, isso é explícito na série toda, com ele sendo ignorado na maior parte das vezes, sempre com seus comentários chatos e sendo comparado com o Koizumi com a Haruhi chamando ele de imprestável ou inútil.

O que será que tem na minha mente? Nada.
Mas algo que me impressionou foi o quanto a Asahina Mikuru, que meio que sempre foi a pegada "Moé" da série, virou um zero a esquerda completo aqui, ela é um elemento menor de comédia, e se torna engraçada mais pelos sustos e choques fáceis que ela toma. Fizeram dela a real garota bela sem conteúdo. Exageradamente burra e "traumatizável".

E é isso, pequena e rápida, dá para assistir a série toda em muito menos de um dia, e vale algumas boas risadas, até mesmo para os semi-haters da série. Eu recomendaria isso para um certo Leonardo "Raposa" e outro certo Fábio "Kuma", mas deixo para outra ocasião.


E é claro, como todo anime de comédia que se diz prestar, referências externas são obrigatórias, então ++Referências pra ele.









E fica a música com legenda em inglês e algumas cenas do especial. Para vocês decidirem se é interessante ou não. xD.




Até a Próxima Galëre













Att.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desta postagem? Comente!