quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tuesday Raio-X: Furugoori Kona

Bom, postando um pouco tarde mas ainda assim postando, vamos falar sobre a hikikomori e postadora em forums de internet e além de tudo programadora: Furugoori Kona, de Robotics;Notes.

Sem muitas delongas, vamos falar dessa net/pc freak que ela é nesse Ray-X tardio, mais um pouco de Robotics;Notes no AnimePub.




Em uma visão mais geral, não é novidade o fato de ter uma "@channeler" em obras da Nitro+, até porque a nossa querida Makise Kurisu (Cel 17, CHRISTIIIIIINA) de Steins;Gate tinha o mesmo tipo de comportamento, só que não.



Ao modo que a Kurisu_tina era viciada em posts em fóruns de internet japoneses e isso pode ser notado na fala repleta de memes de internet que ela deixa escapar quando está mais nervosa ou chateada, a Furugoori é diferente nesse aspecto, ela não "tenta esconder" o fato de ser uma hikikomori completa. Nem sair de casa ela sai direito, e dificilmente não solta algum tipo de bordão ou termo em "internetês" no meio da frase. Claro que por esse evento, ficamos um pouco dependentes das traduções do anime, que modificam alguns termos, mas temos em algumas traduções livres do que ela fala coisas como. "Vou abrir um tópico sobre isso" no meio de uma conversa que não tinha nada com isso. lol.


Bom, não precisamos falar muito, ela é apresentada no anime nada mais nada menos como a autora/programadora do jogo que eles mais jogam, o Kill-Ballad, que simula lutas de mechas do anime Gunvarrel naquele portátil deles que é um iPad disfarçado. Ou seja, apesar de ser completamente insana, ou talvez justamente por isso, ela é genial e sabe programar como ninguém. Tem sérios problemas em detectar cheaters porém, e para isso, conta com a ajuda do protagonista da série o qual ela parece estar um pouco atraída por.




Além de autora do Kill-Ballad ela tem uma história um pouco mais trágica por trás, e, para quem ainda não viu os últimos episódios, talvez esse seja o ponto para parar a leitura.

*Spoilers a frente*

Ainda lendo? Você já foi avisado, então vamos lá. A mãe dela fazia parte da produção do anime Gunvarrel, o que faz sentido, porém, na produção do último episódio do anime, algo misterioso ocorreu e a maioria dos produtores foram assassinados, a mãe dela foi uma das sobreviventes, porém, justamente por ter sobrevivido ela está sobre suspeitas de ter cometido tal homicídio, e com isso, preferiu sumir do mapa. Segundo informações de fonte não definida, ela tinha sido vista em Tokyo pela última vez, portanto a nossa pequena quase órfã veio para procurar pistas sobre a sua progenitora e quem sabe reencontrá-la. Ela acredita que a mãe não seja culpada pelo homicídio, portanto deseja ajuda de outras pessoas para tal. Parece até uma certa fusão de personagens de Steins;Gate.


E é isso, não há muito o que falar sobre ela a não ser o fato dela ser extremamente engraçada, principalmente para quem entende as referências em internetês. Típicas de comentários de blog, fóruns diversos, 4chan, Reddit, dentre outros.

Se ela fosse brasileira, talvez ela fosse dizer no anime, que acha essa review uma puta falta de sacanagem de tão curta. Mas o que eu posso fazer, ela quase não aparece na tela,
isso que dá ela ser tão hikikomori.

E para os incautos, Hikikomori é um termo usado para indicar casos onde a pessoa passa a ter fobia social ou coisas do tipo, e se tranca em casa/no quarto, vivendo dentro dele ao sustento de outras pessoas normalmente. Caso que é visto como doença e tem sido mais e mais levado a sério no japão pelo largo número de pessoas afetadas. Apesar da personagem em questão ter elementos claros de uma tendência a isso, ela consegue sair de casa e interagir com outras pessoas em um nível mínimo. Quem tiver mais interesse sobre o assunto, recomendo o anime Welcome to the NHK ou NHK ni Yokoso.

Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desta postagem? Comente!