quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Review - Minami-ke

Sup Galëre, faz tempo que não faço uma review, mas isso devido a uma pesada semana de provas, enfim, estamos de volta o/

E hoje vamos falar de um anime que está lançando na temporada atual, já em sua 4ª temporada programada de 13 episódios. Sim, o baka-yarou anime: Minami-ke (A Família Minami).





O anime tem como foco mostrar a vida das três irmãs da família minami e sua vida escolar, bem como seus amigos. É um anime de comédia slice-of-life, como Nichijou, Azumanga Daioh e vários outros. Praticamente todos os personagens que permanecem na série já são apresentados ao longo da primeira temporada. E sim, não há muito do que falar, a não ser usar a própria frase usada no anime:

"Este é um anime que retrata a vida cotidiana das três irmãs da família Minami, por favor, não espere muito disso".

Mas até que para um anime que começa com uma frase dessas, ele tem mais conteúdo e mais graça do que eu esperava.







Kono Baka-Yarou!
Bom, o foco do anime são as garotas: Chiaki, Kana e Haruka, em ordem crescente de idade, da família. Começando pela Chiaki, é a mais nova, inteligente, um pouco autista e apaixonada pela sua irmã mais velha, a Haruka. Chiaki passa a maior parte do tempo chamando a sua irmã do meio (Kana) de idiota/imbecil (Baka yarou), trollando a mesma nas horas vagas e fazendo de tudo para poder ajudar e ganhar mais afeto e respeito para com a Haruka. Na escola ela é a nerd "apática" que dá apelidos ruins as pessoas sem notar e os outros alunos acabam se reunindo em volta dela para copiar os exercícios sobre o pretexto de ir estudar em grupo na casa dela [Never get's old]. Ela apresenta poucas emoções, porém é bem esforçada com o que gosta. Pra quem gosta do antiquíssimo modelo dos 3 Temperamentos, provavelmente ela seria classificada como Fleumática.

Vamos adicionar chocolate na comida salgada, porque é bom.
Já a Kana, é a irmã do meio, a idiota. Autoritária sem autoridade, querendo se fazer de inteligente sem nem ter notas altas, e facilmente manipulada, a gulosa e preguiçosa Kana está mais preocupada com o quanto de comida ela vai poder comer daqui a duas horas do que com o resto do mundo. Normalmente está fazendo suas "idiotices" das quais "daria para fazer um relatório de mil páginas" (segundo Chiaki). Péssima na cozinha, pois, além de idiota, adiciona coisas que fazem não dar liga ou ter gosto ruim. E é a primeira a delegar as tarefas que as são passadas, se ela tem um problema em mãos, normalmente ela alcança o telefone e o passa para os seus amigos, afinal, ela vive usando a camisa "I AM BOSS" (Eu sou o Chefe). Nas horas que não está comendo ou dormindo ou fazendo alguma coisa idiota qualquer, ela normalmente lê mangás, pilhas e mais pilhas deles. Os quais as vezes pega emprestado com alguém, mas isso não tem um foco muito grande na série. Normalmente mostra-se ela roubando a comida da Chiaki e sendo trollada mais tarde por isso.


Acho que alguém (Kana) morrerá hoje.
A irmã mais velha, Haruka, a "irmã perfeita", boa nos estudos, faz a comida todo dia, passa, lava roupas, cuida da limpeza e da casa de uma forma geral. Além de ser boa nos esportes e tida como bela por muitos. Apesar que a Kana já denunciou, se tivesse alguém para fazer isso por ela, Haruka iria se tornar em uma pessoa tão preguiçosa quanto as outras duas. Normalmente chega em casa, já vai tirando a roupa da escola e se preparando para fazer o jantar, quando não "cai" no meio do caminho cansada. Tem alguns caras interessados nela e um passado "obscuro" como "Banchou" (Chefe dos delinquentes). Se houver um problema mais sério, pode se tornar uma pessoa assustadora e não vai temer em usar a força para resolver a situação.




Daqui em diante vou tratar dos elementos do anime, portanto, é óbvio, que vou falar de spoilers. Então, novamente, aos que não ligam para tal aparato aerodinâmico contador de histórias, podem prosseguir, mas aos que não querem ter elementos da série JOGADOS EM SUA CARA, por favor, direcione-se ao final da review o/



Bom, dito isto, a primeira temporada é a, na minha humilde opinião, a melhor. Além de ser a que tem o melhor estúdio de animação dentre todas as outras, e cenas muiiitíssimo bem animadas para algo de 2007, o timing cômico, as piadas, e todo o ritmo da série, está muito bem trabalhado. Muitos concordam com isso, de fato as outras que vieram depois, foram mais clichês tendo piadas-prontas clássicas da indústria slice-of-life comedy e um tempo não tão bom das mesmas piadas.




Na primeira temporada, também, são introduzidos os personagens todos, ou praticamente todos, e você pode ver a cada episódio algo novo adicionado a série, tornando todo o anime mais dinâmico e divertido. Como por exemplo, ainda no primeiro episódio, adicionam o Fujioka, o rapaz que está apaixonado pela Kana, porém, ao confessar seu amor via uma Love Letter (carta), Chiaki prontamente já pega para ler e "traduz" para a Kana que na verdade ele é um Banchou (Outro chefe dos delinquentes) e que está querendo ter um duelo com ela. Kana então passa o resto do anime acreditando nisso desde então, e nunca leva os sentimentos dele a sério, afinal, ele só quer lutar. (só que não).


IT'S A TRAP!
Também vemos o caso da Mako-chan//Makoto, que resolve o problema do colega de classe idiota da Chiaki de entrar na casa sem autorização. Makoto é normalmente expulso pela mesma, pois ela não gosta de garotos que não são masculinos, mas Kana, resolve vesti-lo de garota e então é criada a personagem "Mako-chan", que é o Makoto travestido. Mas praticamente ninguém nota a diferença (para você ver que ele é um garoto másculo). E com isso pode entrar e se deliciar da sua garota idealizada (Haruka é claro) em quanto a ajuda a fazer a comida. (Eles são meio neuróticos com isso de "Ajudar a fazer a comida"... nunca entendi muito o porque, mas enfim).




Além disso tem a versão masculina da família Minami, os 3 irmãos Minami que frequentam a mesma escola do que as irmãs, porém eles tem uma garota a mais na família deles, que sempre diz ser um garoto, mas isso não chega a ser um draaama na série. Os irmãos Minami normalmente estão fazendo idiotices para saber como tratar sua irmã menor e o que deveriam fazer para ela parecer menos com um garoto. Eventualmente ela começa a passar mais tempo na casa das irmãs do que dos irmãos. E isso se torna o ponto da série. Mais tarde, em outras temporadas, eles constantemente aparecem, ligando para a casa delas ou discutindo coisas imbecis.

"Kimochiwarui"
O Clube de vôlei, é o último grupo que vou citar formalmente dentro da primeira temporada, afinal é o mais estranho. Ele é composto por duas amigas da Haruka e um cara exibicionista com altos fetiches por suor que tem uma paixão incondicional pela Haruka e faz de tudo, até aprender culinária profissional, para agradá-la. Mas de alguma forma, nunca fala com ela ou a faz ter conhecimento de como ele se sente. Normalmente fica pedindo ajuda da Maki, que é a mais idiota e dramática do grupo, para saber o que fazer, essa, por sua vez, tem repúdio do mesmo, sempre falando e pensando que ele é "repulsivo/nojento"(Kimochi warui).




Porém, como sempre, nem tudo é bom, na verdade a maioria das coisas tem defeito, se não todas as coisas. Na segunda temporada mudaram o estúdio de animação e isso piorou muito a qualidade. Não só dos gráficos, mas do anime como um todo. (estranho não?)
Espera, espera... OQUE!? Queisso?!
Essa mudança foi perpétua, infelizmente, ao chegar a terceira temporada, quarta temporada e até os OVA's eram do mesmo estúdio. Porém, na quarta temporada eles revisaram e parece que o antigo estúdio se juntou com outro, fazendo um trabalho melhor. Mas vamos focar na segunda e terceira temporadas agora, onde tudo foi por água abaixo.

Se em vários momentos você tinha um ritmo de comédia ótimo, agora mais parece que as piadas ficaram todas repetitivas e que elas demoram para ser desenvolvidas ou sequer surtir efeito de tão mais brandas que são. O conteúdo ficou comprometido e agora não sabe-se mais se estamos vendo um anime de comédia ou "A Grande família, versão Zorra Total" (nossa, ok, peguei pesado).



Bom, porque estou falando isso, os episódios em si estão mais parados e com menos referências, além do mais, agora não temos mais a apresentação de novos personagens, então as piadas "setadas" para cada estereótipo de personagem vão sendo repetidas e repetidas até que você não aguente mais ouvi-las. A animação piorada não ajuda, até a cor do cabelo dos personagens está pior. Pelo menos as Seyuus foram mantidas.


A segunda temporada só tem um episódio memorável de engraçado, que é o episódio onde a Kana acha uma caixa fechada, que não consegue abrir, mas quer saber o que tem dentro, e então acaba quebrando o conteúdo (um colar com um coelho de vidro), e desesperada, ao notar que isso é da Haruka, começa a telefonar para meio mundo mandando eles conseguirem outro colar, só que do modo dela. Causando uma série de mal entendidos, onde, perto do fim do episódio tempos as mais variadas coisas, dentre bichos de pelúcia, animadores de festa vestidos de coelho, enguias elétricas e um dos personagens ficou correndo o episódio inteiro, pois a Kana falou que tinha pressa e era para correr. LoL
Claro claro, idêntico ao colar acima

Mas, da mesma forma, ao final da temporada temos um "plot" onde a Haruka supostamente teria aceitado intercâmbio, e eles resolvem fazer uma série de episódios mais "tristes", onde as irmãs tentam fazer o trabalho da Haruka, e deixá-la ir para o intercâmbio, e eventualmente chorando na frente dela, pedindo para que não vá. Mas, isso não era um anime de comédia? Que drama super desnecessário foi esse?

Exemplo de bom comportamento, mas não?!
Ainda na segunda temporada tem também um caso parcial do vizinho que está sempre querendo fazer parte da família e se divertir, mas é alguém que preza pela perfeição e acaba dando lugar as suas obrigações sociais, e existe toda uma confusão nesse ponto com a Chiaki tratando ele mal, pois ele está sempre dando preferência aos outros do que a si mesmo. Mas, novamente, isso não era um anime de comédia? E além do mais, se ele está ajudando os outros sacrificando suas vontades, isso não seria algo bom? Porque colocar isso numa série teoricamente pra crianças como algo ruim? Achei um tanto quanto inadequado, meio que falando que o correto é fazer o que você quer independente dos outros. Um tanto quanto uma mensagem ruim a se passar para o público mais novo.



E bom, sim, mais uma temporada, a impressão que dá é que em quanto eles não acabarem com todas as palavras simples do japonês esse anime terá temporadas, Okaeri (bem vindo de volta), Okawari ("Quero mais" // comida ), Tadaima ("Estou de volta" // em casa), Betsubara ("estômago extra" LoL), Omatase ("Desculpe pela demora"). Em suma, em quanto ainda puderem ser feitas piadinhas com nomes de temporadas posteriores, acho que ainda existirá minami-ke, quem sabe um dia eles apelam pro inglês ou mandarim.




Finalmente meu cabelo perdeu o gradiente pesado.
A temporada atual adicionou algumas coisas novas, retificou a arte e gráficos (aleluia), e o timing cômico ficou melhor novamente, a média continua mais ou menos, porém os episódios estão com mais vigor novamente, a Kana voltou a ser a idiota de sempre, que está rejeitando o Fujiouka a todo custo sem perceber, e tudo mais. Eles, porém, as vezes exageram na "quantidade de skets" ou na repetição da piada, para fazer piada. Mas isso está mais dinâmico, e as repetições são mais conjuntas, diferente das temporadas do meio onde você já sabia que isso ia acontecer e ficava apenas esperando o episódio para concluir em repetição. Para quem não entende muito isso, é quando um personagem repete uma frase, pergunta ou ação, cerca de 3~4 vezes num mesmo episódio, e, nas duas primeiras o resultado é o mesmo, para na terceira e na quarta, com o resultado diferente, eles impressionarem você. Meio cliché de comédia, mas faz parte. Touhou M-1 Grandprix continua sendo bom, mesmo usando isso.




Sim, aparentemente já comentei bastante nesse tema, mas há mais o que falar sobre isso. Uma constante de minami-ke em todas as temporadas que traz boa parte da graça a série. É o fato deles ficarem variando entre os modelos simplificados e os modelos e olhares super detalhados e sérios. Para momentos de pausas dramáticas. Um tanto quanto exagerado e engraçado dependendo da piada e situação, apesar delas ficarem de alguma forma bem mais masculinas com isso. lol.



E na quarta temporada eles implementam quadros com personagens ainda mais simplificados (SD - Chibis mesmo) que aparecem em quadros normalmente de continuação de alguma situação anterior, são sempre breves apenas para mostrar de forma simples o que ocorreu.


GRADIENTE!!!!!!
Muitos vão discutir sobre a primeira ter gráficos tão bons, mas devemos lembrar que em primeiro lugar não é um anime que deveria ter grande retorno ou verba, logo é óbvio que o investimento não seria muito grande, além do mais, ela é de 2007 e, nossa, comparado com outros animes do mesmo ano, o estúdio apresentou sim uma animação muito bela e bem feita. Caso contrário os fãs da série não teriam reclamado tanto ao ver a segunda e terceira temporadas animadas em estúdio diferente. Um exemplo clássico são os cabelos e as cores, o Fujioka fica com o cabelo quase branco nas temporadas do meio e a Chiaki ganha um gradiente que parece que ela tingiu só a ponta. LoL. Muito fora da linha da primeira temporada, needless to say, até os "olhares sérios" e os olhos de uma forma geral, mais detalhados, pioraram o anime.

Claro que em alguns momentos da primeira temporada é mais fácil perceber que o estúdio falha em manter a proporção dos personagens, mas, considerando que é algo de comédia, isso não chega a ser tão relevante e se torna até mais engraçado. Junto com as bocas em forma de gota, característica da série. A variação entre o simples e as vezes desleixado e o super trabalhado é o que torna muitas das piadas e tempo bons o suficiente para ser um anime memorável.





Bom, não entrarei muito em detalhes personagem a personagem, pois isso mataria a graça para qualquer um que deseja ver a série. Então só me basta concluir, assistir isso, vale ou não a pena?

Eu diria que, se você gosta de comédia, sim, vale. Porém, a primeira temporada é de muito maior qualidade do que o resto, se não quiser perder muito tempo, assista a primeira e passe para a temporada atual, não vai perder muito.

eu hehe, não resisti.
Então é isso pessoal, como o gráfico das três temporadas até agora ficou enorme, vou postar um link para ele, caso queiram ver abaixo. E então prosseguimos com a Selagem!









/\ Cliquem para ver em tamanho real /\







e é isso pessoal, até a próxima






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desta postagem? Comente!